domingo, 27 de novembro de 2011

APÓCRIFO

Dogmático em suas palavras, não aceitava envolver-se com pessoas apedeutas e muito menos com empáfia elevada.
Certo dia, andando à esmo em uma rua quase erma deparei-me com uma situação óbvia de depredação de um patrimônio público. Tentando demover de tamanha barbárie, vi que minha súplica era debalde.
O delinquente afastou-se às carreiras proferindo impropérios contra o seu delator. Tentei alcançar-lhe os passos, parei mais adiante, vi que o mesmo ficou tácito me aproximei e perguntei por que essa aversão a essas coisas que, todavia também lhe pertencia já que o mesmo se tratava de um cidadão.
Repeti estas palavras amiúde, mas sem sucesso de resposta. Perguntei-lhe insistentemente e disse que o mesmo não sairia incólume daquela situação. O infrator resolveu falar; contou-me que era um andejo e tinha sido acabrunhado por um decrépito. Vi que se tratava de um caso isolado de aleivosia.
O senil acusou o andarilho de fornicação contra uma pessoa inepta de raciocínio. Resolvi botar ordem como um bom apaziguador que sou, fiquei horas a fio tentando fazer-lhe entender que não era daquela maneira que se resolvia as coisas, apesar da minha discrepância pelo fato acontecido, percebi no seu semblante que o mesmo não se tratava de uma pessoa dissoluta.
Tentei tirar-lhe o fardo da costa tomando para mim a sua dor. Então o homem se mostrou disposto a esquecer daquela maledicência, apesar de ter ficado abespinhado com aquela acusação infundada.
Minha insistência teve êxito, tanto que resolvi fazer daquele banco meu divã, há anos tentei conscientizar aqueles transeuntes que por ali caminhavam a não danificar a nossa cidade, desta vez sem sucesso, mas não desisti.
Solidária com minha insistência, uma senhora que por ali trafegava, parou ao meu lado e disse:
“Há anos que eu passo por aqui e vejo você tentando modificar as pessoas, por que ainda insiste?
Olhei para ela e disse:
“É simples, se eu parar, elas que terão conseguido me modificar!”
Lembre-se que apesar dos percalços da vida, nunca se deixe abater pelas suas adversidades.

Sandro da Silva Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário