sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Resumo do conto AMOR - Clarice Lispector

Relata a história de Ana, uma simples dona de casa entregue a uma vida de rotina, como por exemplo, cuidar dos filhos, da casa e do marido, com uma visão crítica a cerca do papel da mulher na sociedade.
A personagem Ana se preparava para um jantar que serviria à noite para os irmãos. Após fazer as compras voltava para casa, de bonde, quando um simples fato, “um cego mascando chiclete”, interrompe a sua rotina, a desperta para reações íntimas e por meio da imaginação, a sua rotina se rompe.
Ao refletir suas inquietações, sua dor, se deu conta da crueza do mundo, pensou na fome e sentiu asco, a piedade pelo cego era tão violenta como uma ânsia, assim o mundo lhe parecia sujo e perecível.
Suas angustias poderiam ser ânsia pela liberdade. A situação de desconforto era cada vez mais intensa, todos os questionamentos emergiam em sua mente, como assumir ou não a sua vontade de viver numa outra realidade, de sair deste mundo de convenções ou ignorar e deixar as coisas seguirem na mesma linha, continuar vivendo a mesma vida.
A personagem acaba se prendendo ao mundo ao qual já estava acostumada, por considerá-lo mais seguro, porém a sua consciência não continua a mesma, agora Ana consegue assumir sua própria identidade. Assim, possivelmente teria se identificado com o cego, pois ele representava o seu próprio reflexo, uma pessoa igualmente limitada.
Enfim, ao se dar conta da pessoa que havia se tornado surge uma nova identidade, a de uma mulher que fez sua escolha e que decidiu continuar a viver de acordo com suas decisões, que agora possuía voz perante a família e sociedade.

Jessica Luz

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. "agora Ana consegue assumir sua própria identidade. Assim, possivelmente teria se identificado com o cego, pois ele representava o seu próprio reflexo, uma pessoa igualmente limitada" e o último parágrafo são leituras "perigosas" do conto. O que se percebe em Ana, na verdade, é uma tensão e inquietação sobre seu papel familiar, não que ela consegue uma voz e empodeiramento. njs

    ResponderExcluir
  3. muito bom, foi simples e direto facilitando o entendimento.

    ResponderExcluir